COMISSÕES
Sociolinguística
COORDENADORES
Juliana Bertucci Barbosa
(UFTM)
Coordenador - Sociolinguística
Juliana Bertucci Barbosa
(UFTM)
Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Araraquara (2019-2020), PNPD/CAPES. Doutorado (bolsa CNPq) em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara. Estágio PDEE/CAPES na Universidade de Lisboa. Professora Associada da UFTM-Uberaba, líder do GEVAR e professora do PROFLETRAS. Membro do GT Sociolinguística da ANPOLL. Pesquisas atuais centradas na área de Sociolinguística, interface com ensino de Língua Portuguesa e descrição do PB.
Marcia dos Santos Machado Vieira
(UFRJ)
Coordenador - Sociolinguística
Marcia dos Santos Machado Vieira
(UFRJ)
Professora e pesquisadora de língua portuguesa: predicadores, predicação e referenciação; impersonalização discursiva; intensificação; modalização. Coordena o Projeto PREDICAR. Atua em Linguística Cognitivo-Funcional, Gramática de Construções e Sociolinguística. Integra o Grupo Discurso & Gramática. Coordena o GT de Sociolinguística da ANPOLL e o Fórum Internacional em Sociolinguística. É membro do CEP-IESC/UFRJ. É editora da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários.
MEMBROS
Carla Regina Martins Valle
Membro - Sociolinguística
Carla Regina Martins Valle
(UFSC)
Sou licenciada em Letras - Português e Italiano (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado (2001), doutorado (2014) e pós-doutorado (2018) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. Sou professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Sociolinguística e Dialetologia. Meus interesses estão voltados a pesquisas sobre marcadores discursivos, variação estilística, identidade, gramaticalização e ensino de língua portuguesa.
Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório
Membro - Sociolinguística
Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório
(UFAL)
Professora do curso de Letras (UFAL - Campus Arapiraca) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (UFAL), atuando na linha de Teoria e Análise Linguística, da área de concentração Sociolinguística e Dialetologia. Focaliza o estudo da variação linguística no âmbito da produção e da percepção.
Flávio Brandão Silva
Membro - Sociolinguística
Flávio Brandão Silva
(UEM)
Possui doutorado em Estudos da Linguagem (UEL), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP) e graduação em Letras (UEM). É docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), UEM. Membro do corpo editorial da Revista “Acta Scientiarum – Language and Culture”. Participa do Grupo de Pesquisa Variação Linguística e Ensino: normas (Valen). É membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Sócio da ABRALIN.
Rosane de Andrade Berlinck
Membro - Sociolinguística
Rosane de Andrade Berlinck
(UNESP)
Professora do Dep. de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da UNESP, Araraquara, desde 1998. Mestre em Linguística pela Unicamp, Doutora em Linguística pela Katholiek Universiteit Leuven. Entre 2014 e 2015 desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Sociolinguistics Laboratory da UOttawa, Canadá. Pesquisa nas áreas da Sociolinguística, Linguística Histórica e História do português brasileiro. Coordena, com Angélica Rodrigues, o SoLAr - Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara.
Livia Oushiro
Membro - Sociolinguística
Livia Oushiro
(UNICAMP)
Livia Oushiro é professora do Departamento de Linguística do IEL/UNICAMP e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa tem como foco principal a relação entre padrões de variação linguística e de identidades sociais, incluindo análises de percepção e de coesão dialetal. Mais recentemente, tem analisado os processos de acomodação dialetal na fala de migrantes internos que vivem no estado de São Paulo.
Marinete Rodrigues da Silva
Membro - Sociolinguística
Marinete Rodrigues da Silva
(UFAC)
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Acre (2011), mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2013) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é professor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da variação, sociolinguística, teoria funcional de uso.
Christiani Pinheiro Thompson
Membro - Sociolinguística
Christiani Pinheiro Thompson
(University of Saskatchewan)
I currently conduct research in sociolinguistics, sociophonetics, and discourse analysis in Brazilian Portuguese and have been focused on the analysis of language innovation and change in the Carioca dialect for the past few years.
Maíra Sueco Maegava Córdula
Membro - Sociolinguística
Maíra Sueco Maegava Córdula
(UFU)
Sou professora do Núcleo de Língua Inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atuo nos cursos de graduação em Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, presencial e a distância. Faço parte do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do mesmo instituto. Tenho interesse de pesquisa nas áreas de prosódia, oralidade e escrita na interface com o ensino e aprendizagem de línguas, formação de professor e internacionalização do ensino superior.
Dircel Aparecida Kailer
Membro - Sociolinguística
Dircel Aparecida Kailer
(UEL)
Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas
Professora dos programas de pós-graduação PPGEL(UEL) e PROFLETRAS(UEL) e PPGL (UNEMAT)
Chefe do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina
Comissão coordenadora do Fórum de Editores da ANPOLL
Membro do Conselho Deliberativo da ANPOLL
Editora responsável pela Revista Signum:Estudos da Linguagem
Editora-chefe da Revista Semina:Ciências Sociais e Humanas
Maria do Socorro Vieira Coelho
Membro - Sociolinguística
Maria do Socorro Vieira Coelho
(UNIMONTES)
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor permanente pósletras da Universidade do Estado de Mato Grosso, professor permanente sem vínculo empregatício da Universidade Federal de Mato Grosso e professor titular da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolingüística, estudos lingüísticos, literatura feminina, linguística e português mineiro.
Vívian de Sousa Costa
Membro - Sociolinguística
Vívian de Sousa Costa
(UEPA)
Sou graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2021), área de pesquisa do tcc voltada para o campo da linguística, com ênfase na fonética e na sociolinguística. Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas da Universidade do Estado do Pará - UEPA - CAMPUS I. Adepta da linha de pesquisa em estudos linguísticos com o projeto voltado para variação, ensino e aprendizagem.
Emerson Santos de Souza
Membro - Sociolinguística
Emerson Santos de Souza
(SEDEC Araci/BA)
Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2015), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2015) e doutorado em Linguística com ênfase em Sociolinguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2023), em cuja tese investigou a plasticidade dialetal de migrantes baianos na Região Metropolitana de São Paulo. É membro do Laboratório Variação, Identidade, Estilo e Mudança - VARIEM/IEL/UNICAMP, membro efetivo da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Araci/BA.
Danielle Kely Gomes
Membro - Sociolinguística
Danielle Kely Gomes
(UFRJ)
Danielle Kely Gomes (Doutora em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012) é Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na Graduação, no Programa de Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Dedica-se a pesquisas em Fonologia e Morfossintaxe do Português, nas interfaces aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita, contato entre línguas, fenômenos variáveis e ensino.