COMISSÕES
Morfologia
COORDENADORES
Bruno Oliveira Maroneze
(UFGD)
Coordenador - Morfologia
Bruno Oliveira Maroneze
(UFGD)
Tem graduação em Lingüística/Português pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2011). Professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neologia, neologismo, morfologia, formação de palavras.
Mário Eduardo Viaro
(USP)
Coordenador - Morfologia
Mário Eduardo Viaro
(USP)
Professor livre-docente do DLCV-FFLCH-USP, com especializações em Mannheim e Heidelberg (Alemanha), Chur (Suíça) e pós-doutorado em Coimbra (Portugal). Atua nas áreas de Etimologia da Língua Portuguesa e Morfologia Histórica do Português. Coordenador do Grupo de Morfologia Histórica do Português (GMHP) e fundador do Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), atualmente vice-coordenador.
MEMBROS
Ana Paula Scher
Membro - Morfologia
Ana Paula Scher
(USP)
Professora Livre-docente do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Atua em seu Programa de Pós-Graduação em Linguística e coordena o Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD). É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, do CNPq, processo n° 303461/2017-9, e lidera, nessa mesma agência, o Grupo de Pesquisas Morfologia Distribuída: novos olhares.
Ieda Maria Alves
Membro - Morfologia
Ieda Maria Alves
(USP)
Professora Titular da Área de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pesquisadora nas áreas da Morfologia, Neologia, Terminologia e Lexicografia.
Isabella Lopes Pederneira
Membro - Morfologia
Isabella Lopes Pederneira
(UFRJ)
Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas - setor Língua Portuguesa da UFRJ e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ. Em 2019, foi contemplada pelo edital FAPERJ ARC-2019 para professores recém-contratados, com o projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, intitulado "Correspondências interlinguísticas em polissemia de verbos cognatos em línguas românicas". É Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle.
Maria Carlota Rosa
Membro - Morfologia
Maria Carlota Rosa
(UFRJ)
Doutorado em Linguística pela UFRJ (1994). Mestrado em Linguística (1983) e Graduação em Português-Literaturas Bacharelado (1976) e Licenciatura (1977) na UFRJ. Desde 1980 professora do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Professor Titular desde 2015.
Seung Hwa Lee
Membro - Morfologia
Seung Hwa Lee
(UFMG)
Possui graduação em Letras - Hankuk University Of Foreign Studies (1987) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Acento, Teoria da otimalidade, Interface Fonologia-Morfologia e Variação das vogais.
Paula Roberta Gabbai Armelin
Membro - Morfologia
Paula Roberta Gabbai Armelin
(UFJF)
Professora Adjunta no Departamento de Letras da UFJF. Coordena o Núcleo de Investigações em Teoria da Gramática (INTEGRA-UFJF) . É membro do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP-UFJF). Sua pesquisa tem como foco a descrição e análise de aspectos morfológicos, sintáticos e morfossintáticos das línguas naturais, a partir de uma perspectiva formalista de gramática. Tem interesse também nas relações entre Teoria Linguística e Psicolinguística.
Luiz Carlos Schwindt
Membro - Morfologia
Luiz Carlos Schwindt
(UFRGS)
Professor titular do Depto. de Linguística, Filologia e Teoria Literária da UFRGS e pesquisador do CNPq, interessado especialmente no estudo da interface morfologia-fonologia, na perspectiva da gramática e da variação linguística.
Indaiá de Santana Bassani
Membro - Morfologia
Indaiá de Santana Bassani
(UNIFESP)
Possui doutorado em Letras (2013) pela USP, com estágio na UPenn (2012). Atua na área de Morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. Interessa-se por processamento de palavras e aquisição de morfologia. É professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC), do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da USP (GREMD-USP) e do WordLab.
Vitor Augusto Nóbrega
Membro - Morfologia
Vitor Augusto Nóbrega
(USP)
Doutor em Linguística pela USP. É graduado em Letras, com habilitação em Português e Linguística, e mestre em Linguística pela mesma universidade. Suas principais áreas de atuação são a morfologia, a sintaxe e a linguística evolucionária, com trabalhos que se concentram na descrição e análise de aspectos morfossintáticos do PB e no desenvolvimento evolutivo do léxico humano. Seus temas de interesse são: primitivos gramaticais, formação de palavras e evolução da linguagem.
Camila Witt Ulrich
Membro - Morfologia
Camila Witt Ulrich
(UNIPAMPA)
Professora Adjunta do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão (2022).
É doutora em Fonologia e Morfologia (UFRGS/2021), mestre em Estudos da Linguagem, Teoria e Análise Linguística: Morfologia e Fonologia (UFRGS/2016) e graduada em Letras Licenciatura Português-Inglês (UFRGS/2014).
Seus trabalhos abordam a interface entre morfologia e fonologia.
Maurício Resende
Membro - Morfologia
Maurício Resende
(UFMG)
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharelado em Linguística e licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha com teoria e análise linguística - mais especificamente, com o modelo da Morfologia Distribuída na interface com Sintaxe/Semântica Formal - e atua como tradutor técnico inglês/português na área de Linguística. Seus principais temas de interesse são: processos de formação de palavras, aspecto, modalidade, aquisição de morfologia e linguística diacrônica do português.
Natival Almeida Simões Neto
Membro - Morfologia
Natival Almeida Simões Neto
(UEFS)
Professor Assistente-A de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor e Mestre na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduou-se em Letras Vernáculas (Licenciatura) nessa mesma universidade. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
João Carlos Tavares da Silva
Membro - Morfologia
João Carlos Tavares da Silva
(FFP-UERJ)
Professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ) e de Linguística e Língua Portuguesa do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).
Vítor de Moura Vivas
Wallace Bezerra de Carvalho
Pâmella Alves Pereira
Beatrice Nascimento Monteiro
Membro - Morfologia
Beatrice Nascimento Monteiro
(UESPI)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado na Área de Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI). Atualmente é doutoranda vinculada ao DINTER USP/UESPI. É professora assistente do curso de Licenciatura Plena em Letras - Português na Universidade Estadual do Piauí - Campus Dra. Josefina Mendes (Floriano). É membro do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD), da USP. Os seus principais interesses de estudo são: morfologia, interfaces morfologia-sintaxe e morfologia-semântica, linguística e ensino.
César Elidio Marangoni Junior
Membro - Morfologia
César Elidio Marangoni Junior
(USP)
É doutorando em Linguística pela USP, com período sanduíche na University of Edinburgh. Tem mestrado em Linguística e bacharelado e licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela USP. É membro do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD). Os seus principais interesses de estudo são: morfologia, interface morfologia-fonologia, morfologia não concatenativa, morfologia avaliativa, processos prosódicos de formação de palavras, blends, truncamentos e hipocorísticos.
Thays Ferreira Alves
Membro - Morfologia
Thays Ferreira Alves
(UFRJ)
Possuo graduação em Licenciatura em Letras: Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, sou mestranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística, com bolsa CAPES, pela mesma instituição. Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia, Interface Sintaxe-Semântica, gramática gerativa e ensino, reanálise semântica de prefixos e estrutura argumental de verbos cognatos. Além disso, sou integrante do Laboratório de Interface Sintaxe-Semântica (LabSin), coordenado pela professora Isabella Lopes Pederneira.
Guilherme Augusto Duarte Borges
Membro - Morfologia
Guilherme Augusto Duarte Borges
(UFRJ)
Possui Doutorado em curso em Linguística no Programa de Pós Gradução em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa Capes . Possui mestrado concluído na mesma universidade, ambas pesquisas voltada para a análise de línguas indígenas (Paumarí e línguas da família Arawá) e em teoria gerativa (Exoesqueletal e Morfologia Distribuída). Membro do corpo editorial da Revista Linguística Rio exercendo as atividades de organizador de volumes, editor, revisor e diagramador. Recebeu bolsa Faperj mestrado nota 10, através de seleção do programa de pós graduação em Linguística, segundo critérios de aproveitamento de curso. Cursando graduação em Licenciatura em Letras - Português/Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participando como voluntário em projeto internacional de estudo da língua indígena Mebengokre/kayapó (tronco macro-jê) utilizando o aporte teórico da Semântica Formal. Membro associado da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas da Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).Possui bacharelado concluído em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Carioca (2011).
Bruno de Souza Medeiros
Membro - Morfologia
Bruno de Souza Medeiros
(UFRJ)
Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela mesma instituição. Suas principais áreas de atuação são a Semântica e a Sintaxe, dentro do quadro teórico da Gramática Gerativa. Tem interesse nos seguintes temas: implicatura escalar, itens free choice, polaridade negativa, (in)definitude, pressuposição, estrutura de argumental, categorização de raízes, idiomaticidade e expressividade.
Comissão anterior
Linguística e Olimpíadas
Comissão seguinte
Linguística na Graduação