COMISSÕES
Línguas Ameaçadas
COORDENADORES
Marco Barone
(UFPE)
Coordenador - Línguas Ameaçadas
Marco Barone
(UFPE)
Marco Barone (1975-) é um linguista italiano, naturalizado brasileiro. Se ocupa de fonologia da entoação em perspectiva histórico-comparativa, e da busca de tendências universais na mudança da entoação, não atribuíveis a fatores externos ou circunstanciais. Na decada de 2000 foi tradutor de legendas de mais 450 entre longa-metragens e documentários para a Cinemateca de Bologna e vários festivais. Professor da UFPE, é coordenador da a Comissão para as Línguas Ameaçadas da Abralin (CLAme).
Davi Borges de Albuquerque
(Universidade de Nankai - China)
Coordenador - Línguas Ameaçadas
Davi Borges de Albuquerque
(Universidade de Nankai - China)
Pós-Doutorado em andamento no PPLIN (Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma investigação sobre o Fórum de Macau e a internacionalização da língua portuguesa. Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de PLNM, de Contato de Línguas, com ênfase no português falado em Timor-Leste, e de Ecolinguística. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: NELIM (Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário), da Universidade Federal de Goiás (UFG); GEPLE (Grupo de Estudos de Linguística Ecossistêmica), da UnB; e GEPLI (Grupo de Estudos de Português Língua Internacional), da UERJ.
MEMBROS
Edenize Ponzo Peres
Membro - Línguas Ameaçadas
Edenize Ponzo Peres
(UFES)
Graduação em Letras-Português (Ufes, 1987) e Letras-Espanhol (UFMG, 1993). Mestrado em Educação, na área de Linguagem (UFMG, 1999). Doutorado em Linguística - Sociolinguística (UFMG, 2006). Segundo Doutorado em andamento, em Linguística - Contatos Linguísticos (PUC-Minas). Professora aposentada da Ufes, atuando como voluntária nessa Instituição. Professora do Profletras-Ifes. Temas de pesquisa: os contatos linguísticos no Espírito Santo; Sociolinguística; ensino de Língua Portuguesa.
Cléo Vilson Altenhofen
Membro - Línguas Ameaçadas
Cléo Vilson Altenhofen
(UFRGS)
Professor da área de Língua Alemã e do PPG-Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na linha de pesquisa de Sociolinguística, abordando temas ligados à variação e mudança do português e do alemão, bem como ao estudo e promoção do plurilinguismo e de contatos de línguas minoritárias. Possui Doutorado pela Univ. de Mainz (1995) e Pós-Doutorado nas Universidades de Kiel (2003) e Marburg (2015) como ex-bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e do DAAD.
Ytanajé Coelho Cardoso
Membro - Línguas Ameaçadas
Ytanajé Coelho Cardoso
(UFAM)
Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem mestrado em Letras e Artes pela UEA e é doutorando em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professor efetivo da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM). Atua como professor colaborador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena (PARFOR/UEA). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia (UEA)
Hellen Cristina Picanço Simas
Membro - Línguas Ameaçadas
Hellen Cristina Picanço Simas
(UFAM)
Hellen Cristina Picanço Simas é formada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Lidera o Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia – NEL-Amazônia/CNPq.
Loremi Loregian Penkal
Membro - Línguas Ameaçadas
Loremi Loregian Penkal
(UNICENTRO/PR)
Graduada em Letras Português e Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Mestre em Letras/Linguística pela UFSC; Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Concluiu estágio de pós-doutorado em Sociolinguística na UFPR, com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2012) e em 2019/2020 realizou estágio de pós-doutorado na UFSC, na área de Contato Linguístico, ênfase na Língua Talian. Atualmente é professora Associada C na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO. Nessa universidade, atua na graduação em Letras/Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Letras, PPGL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística (Variação e Mudança; Contato Linguístico; Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, Talian e Línguas Eslavas). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, atuando no Projeto VARSUL/UFSC de 1989 a 1995; bolsista da CAPES (Mestrado) e bolsista de Pós-doc Sênior do CNPq. Coordena os grupos de pesquisa Centro de Estudos Vênetos no Paraná, CEVEP; Variação Linguística de Fala Eslava, VARLINFE, e integra a equipe de pesquisadores do Projeto Variação Linguística Urbana na Região Sul, VARSUL, e do Núcleo de Estudos Eslavos, NEES. Detentora do Talian, foi uma das coordenadoras e autoras da obra Talian par cei e grandi - gramàtica e stòria (2021), que contém a primeira gramática da Língua Talian. É coordenadora e professora do primeiro Curso de Extensão Universitária para o ensino da Língua Talian, Cucagna - Scola de Talian, uma parceria do Centro de Línguas/CEL/UNICENTRO com a ASSODITA. É associada da Federação de Entidades Ítalo-Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Taliana, FEIBEMO, e da Associação dos Difusores do Talian, ASSODITA. Integra também, na condição de membro efetivo, o Comitê Nacional de Gestão da Língua Talian.