A Associação Brasileira de Linguística informa que o CNPq está renovando as representações nos Comitês de Assessoramento (CA). São três vagas para o CA de Letras e Linguística. Os Pesquisadores 1 constantes dos Programas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora podem fazer a indicação diretamente na Plataforma Carlos Chagas até o próximo dia 12 de abril.
A ABRALIN manifesta apoio à Profa. Joana Plaza Pinto (UFG) e aos professores Luiz Francisco Dias (UFMG) e Marcus Maia (UFRJ). São colegas de áreas e regiões distintas, o que atende aos critérios de elegibilidade do CNPq. Além disso, seus trabalhos têm apresentado grandes avanços nos estudos da linguagem e no ensino de língua na Educação Básica, o que ressalta a preocupação dos professores com o trabalho científico não só no meio acadêmico, mas também externo à universidade.
Joana Plaza Pinto é Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua em educação e pesquisa sobre atos de fala e identidades e vários problemas decorrentes desta articulação no sistema mundo moderno-colonial. Interessa-se por temas como corpo, gênero, sexismo, raça, performatividade, mobilidades nacionais e transnacionais contemporâneas, ideologias linguísticas, metadiscursos e metapragmáticas. É editora da Revista Signótica (UFG). Fez parte da coordenação do GT “Práticas Identidades em Linguística Aplicada”, da ANPOLL (gestões 2008-2010 e 2010-2012), e foi membro do Advisory Council da International Language and Gender Association (2013-2015).
Luiz Francisco Dias é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos da Enunciação (ENUNCIAR) e do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Desenvolve pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: relação semântica e sintaxe; enunciação e gramática; ensino do português e história das ideias linguísticas. No âmbito da UFMG, Luiz Francisco foi Diretor da Faculdade de Letras, membro do Conselho Universitário e do Conselho Curador. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos.
Marcus Maia é Professor Titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B (CNPq/ 2020-2023) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Marcus fundou e coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Desenvolve pesquisas e orienta projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas brasileiras. Eleito como presidente da International Society of Applied Psycholinguistics – ISAPL, para o triênio 2021 – 2024. Eleito conselheiro da ABRALIN (2015-2019 e 2021-2025).