Junto de várias outras Sociedades Científicas, a Abralin subscreve a nota da SBPC em solidariedade ao Rio Grande do Sul:
NOTA DA SBPC EM SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as Sociedades Científicas abaixo relacionadas, manifestam sua solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, neste doloroso momento em que boa parte do Estado se encontra sob as águas de inundações sem precedentes registrados. Por seus veículos de mídia, apoia os gaúchos e recomenda o envio de recursos e bens para minorar os danos sofridos pelo povo. Observa, sobretudo, que a calamidade atual já estava prevista, por inúmeros alertas lançados pela comunidade científica e pelos serviços meteorológicos. Infelizmente, quatro anos de repúdio à ciência, de descaso com políticas públicas sustentadas em evidências científicas, agravaram sensivelmente os prejuízos causados à população, com muitas vidas perdidas, bem como à economia do Estado. Práticas de desrespeito à natureza custam caro ao ser humano.
É preciso, na reconstrução da infraestrutura gaúcha, que se preste a maior atenção aos contributos da ciência. Devemos aprender com a lição e tomar duas medidas principais. A primeira é o conjunto de ações necessárias para evitar alagamentos e inundações, em especial a preservação de matas ciliares e de florestas nativas. A segunda consiste na estrutura de defesa civil, que precisa de reforço em todos os níveis, e permanente manutenção. Depende das políticas públicas a proteção da vida humana e da vida sob todas as suas formas, bem como de uma natureza bem cuidada e de habitações de qualidade e seguras.
Cuidar do Meio Ambiente é cuidar da Vida.
São Paulo, 13 de maio de 2024.
Diretoria da SBPC