É com imensa tristeza que a Comissão de Línguas Indígenas da Abralin comunica o falecimento do Prof. Dr. Ludoviko Carnasciali dos Santos, ocorrido no dia 04 de setembro.
Ludo, como era conhecido por amigas e amigos, ao longo de trinta anos, dedicou-se ao estudo das línguas indígenas brasileiras, tendo orientado diversos mestrados e doutorados, além de projetos de extensão. Idealizou e realizou o 1o. Encontro de Línguas e Culturas Jê, em 2001, dando origem aos Encontros Macro-Jê, que, ao longo de duas décadas, em suas edições subsequentes, têm congregado estudantes, linguistas, antropólogas/os, musicistas, historiadoras/es de todo o Brasil e do exterior, em torno deste vasto grupo linguístico-cultural.
Lutou pelas causas dos povos indígenas, pontuando questões de educação e cultura.
Trabalhou intensamente pela universidade pública e gratuita, notadamente naquela que era sua ‘casa’ acadêmica: a Universidade Estadual de Londrina, onde ocupou diversos cargos administrativos.
Contudo, para além das pesquisas e trabalhos acadêmicos, as lembranças que deixa são o sorriso amplo no rosto, a generosidade, o acolhimento e a gentileza com que sempre tratava a todas e todos que o conheceram.
Nos solidarizamos com a dor de familiares, estudantes, colegas, amigas e amigos.
Siga em paz, Ludo!
Continuaremos honrando sua história e sua luta!
Reexistência 🌹
Rosane de Sá Amado