É com grande pesar e consternação que a direção da Associação Brasileira de Linguística recebe a notícia do falecimento da Professora Isabel Leiria (1951), ocorrido nesta terça-feira, dia 10 de novembro de 2020.
Isabel Leiria formou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sua dissertação de Mestrado A aquisição por falantes de português europeu língua não materna dos aspectos verbais expressos pelos pretéritos perfeito e imperfeito segue, até hoje, como uma das grandes referências aos trabalhos e pesquisas na área de ensino de Português como Língua Não Materna. Em 2001, doutorou-se com a tese Léxico: aquisição e ensino do português europeu língua não materna, que foi publicada na coleção de Ciências Sociais da Fundação Calouste Gulbenkian.
Até 2012, ano de sua aposentadoria, foi Professora do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecionou várias disciplinas da área da Linguística Geral e Portuguesa, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Elaborou inúmeros materiais para o ensino de português a falantes não nativos e coordenou os programas produzidos pelos Serviços Centrais do Ministério da Educação em Português Língua Não Materna no Currículo Português.
A ABRALIN reitera sua solidariedade à família da professora Isabel Leiria, em especial a seu esposo, Professor Ivo Castro, e declara o extremo respeito à sua memória, bem como o agradecimento pela sua imensa contribuição para os estudos linguísticos do português em várias partes do mundo.