A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do professor, linguista e humanista Francisco Gomes de Matos.
Referência na área da Linguística Aplicada, Francisco Gomes de Matos foi um dos fundadores da ABRALIN, tendo atuado como Secretário da primeira diretoria da associação (1969–1971) e como Presidente no biênio 1981–1983, exercendo papel central na consolidação institucional da Linguística no Brasil. Sua atuação sempre foi marcada por um compromisso inegociável com a ética, a cidadania e a educação linguística para a paz.
Professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco foi o idealizador e principal voz da Peace Linguistics, defendendo, ao longo de sua trajetória, o uso da linguagem como instrumento de respeito, empatia, reconciliação e justiça social. Com entusiasmo e generosidade, formou gerações de educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com uma Linguística mais humana e engajada.
A ABRALIN expressa sua solidariedade à família, às amigas e amigos, às instituições acadêmicas e a todas as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com esse mestre inspirador. Sua ausência nos entristece, mas sua obra permanece como legado ético, científico e humanista para a Linguística brasileira e mundial.