O congresso ABRALIN EM CENA: BAHIA aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2018, na cidade de Feira de Santana, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), agregando mais de 500 participantes e contando com a presença de 25 professores convidados que proferiram conferências, participaram de mesas-redondas, ministraram cursos e lançaram livros. Foram discutidas questões relativas ao tema “Linguagem e Sociedade” concernentes a duas grandes vertentes de pesquisas, a saber: “variação e mudança linguística” e “práticas textuais e discursivas”. Dos resumos submetidos, foram aprovados 327, distribuídos em 68 sessões de comunicações orais, e 17 pôsteres, apresentados em uma sessão.
Sendo os eventos ABRALIN EM CENA uma iniciativa da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), que objetiva incentivar o intercâmbio entre grupos de pesquisa de diversas instituições, acredita-se que a edição ABRALIN EM CENA: BAHIA – LINGUAGEM E SOCIEDADE atingiu o seu objetivo principal, haja vista que agregou pesquisadores de diversas instituições de ensino/pesquisa da Bahia, além de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Roraima, Distrito Federal, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazônia e Piauí. Foram também apresentados trabalhos de pesquisadores de outros países (Argentina e Portugal).
A finalidade principal do evento foi reunir pesquisadores, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação do país que atuam em diferentes áreas dos estudos da linguagem, tendo os seguintes objetivos específicos:
- Consolidar ainda mais a ABRALIN como importante instância para os estudos linguísticos na Bahia e no Brasil;
- Incentivar a apresentação e a publicação de trabalhos acadêmicos entre os estudantes da Graduação e da Pós-Graduação da UEFS e de outras instituições;
- Realizar um fórum de discussão em torno de questões teórico-metodológicas da Linguística, instrumentalizando futuras pesquisas.
Das áreas da Linguística contempladas nas pesquisas discutidas durante o evento, podem ser citadas, Lexicologia/Lexicografia/Terminologia, Filologia, Análise do Discurso, Sociolinguística, Linguística Histórica, Linguística Textual, Letramentos, Linguística Aplicada, Argumentação e Libras.
A abertura do evento ocorreu no Anfiteatro da UEFS, às 09 horas, do dia 23 de outubro de 2018, com uma mesa de boas-vindas aos congressistas, com a presença do presidente da ABRALIN, o Prof. Dr. Miguel Oliveira Jr., da presidente da comissão organizadora do evento, a Professora Dra. Silvana Silva de Farias Araujo, e de representantes da Administração Central da UEFS e da Direção do Departamento de Letras e Artes da UEFS. Houve também uma apresentação musical com o Grupo de Violões da UEFS, coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Westermann, docente do curso de Licenciatura em Música da UEFS. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Dr. Dante Lucchesi (UFF/CNPq), que destacou em sua fala as relações entre língua, norma e ideologia. O momento político brasileiro à época, véspera do segundo turno das eleições para presidente do Brasil, deu “o tom” nessa mesa de abertura. Ao longo dos três dias do evento, ocorreram 4 conferências e 4 mesas-redondas e 9 cursos de curta duração. A programação completa pode ser conferida em <https://www.abralin.org/abralinemcenabahia/arquivos/AECBA2018.pdf> e os resumos de todas as pesquisas apresentadas podem ser consultados em <https://www.abralin.org/abralinemcenabahia/arquivos/AECBA2018_Caderno.pdf>. Um vídeo com alguns momentos do congresso pode ser visualizado em: <https://www.facebook.com/abralin.abralin/videos/vb.100027355793462/192161281705730/?type=2&video_source=user_video_tab>. Destaca-se que o congresso foi realizado sem apoio financeiro de agências de fomento. As inscrições pagas pelos congressistas e o apoio institucional da universidade que sediou o evento, a UEFS, custearam as despesas para a sua organização, bem como da ABRALIN. Planeja-se publicar os trabalhos apresentados em livros digitais a serem lançados em 2019.