A participação da ABRALIN na 44.ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 2 a 17 de Julho de 1992, na Universidade de São Paulo (USP), buscou congregar linguistas de todo o país e assumir o papel de centro de discussão e de divulgação dos mais recentes avanços na área. Dadas as numerosas áreas de especialidade da Linguística, o objetivo foi cobrir os diferentes campos e oferecer uma visão de conjunto dos estudos e debates linguísticos do País e do exterior, assim como apontar as áreas de desenvolvimento mais recentes.
Foram organizadas também atividades que pudessem contribuir, com a reflexão dos linguistas, para o tema geral da SBPC sobre os quinhentos anos da América. As atividades incluíram, assim, estudos sobre o choque de culturas, as línguas indígenas, os discursos históricos, as línguas e culturas africanas.
Entre as atividades organizadas, tem-se o um workshop, coordenado pela professora Mary Kato, da UNICAMP, sobre o ressurgimento da pesquisa diacrônica no Brasil; três simpósios, quatorze mesas-redondas e duas sessões de comunicações coordenadas que cobriram as várias áreas de estudos linguísticos, como a Linguística do Texto e Análise do Discurso, Análise da Conversação, Historiografia Linguística, Fonologia, Informática e Linguística, Linguística Aplicada, Psicolinguística, Linguística Indígena, Linguística Africana, Sintaxe , Semântica e Dialetologia. Contou-se também quatro encontros e uma sessão de comunicações coordenadas, seis cursos foram oferecidos, distribuídos em duas modalidades (básicos e avançados), três painéis e uma sessão de comunicações de bolsistas de Iniciação Científica e sete conferências que procuraram, igualmente, cobrir áreas diversas da Linguística, sendo elas:
– Política linguística: Os direitos linguísticos do cientista brasileiro – Professor Francisco Gomes de Matos (UNPe);
– Pragmática: Novo pragmatismo – Professor Kanavillil Rajagopalan (UNICAMP);
– Análise da Conversação: As narrativas dos idosos e a reconstrução oral do passado – Professor Dino Preti (USP);
– Língua Portuguesa: A gramaticalização da linguagem modernista – Professora Edith Pimentel Pinto (USP);
– Sintaxe: How to set parameters – Professor David Lightfoot (Universidade de Maryland);
– Semântica – Adjetivos: tipologia e interpretação semântica – Professora Lúcia Maria Pinheiro Lobato (UnB);
– Línguas Indígenas: Línguas indígenas: quinhentos anos de descobertas e perdas – Professor Aryon Dall’Igna Rodrigues (UnB).