“A ideia de realizarmos uma série de eventos sob a denominação ABRALIN EM CENA tinha como objetivo principal difundir os estudos lingüísticos naquelas regiões que contavam com número reduzido de associados vinculados à ABRALIN. Em 2008, em CENA estiveram o Piauí, o Mato Grosso do Sul e Roraima. Em CENA estiveram os Programas de Pós-Graduação ali localizados, cada um deles focalizando suas áreas e linhas de pesquisas. Centenas de colegas tiveram oportunidade de compartilhar seus trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas. Inúmeros estudantes, tanto de graduação quanto de pós, mostraram o que têm feito sob a orientação de pesquisadores locais. Tal iniciativa foi um passo a mais para a Linguística e os testemunhos dos participantes o confirmaram.
Estamos saindo da presidência da ABRALIN, deixando este legado para a próxima diretoria, e, para nos despedirmos, levaremos a ABRALIN mais uma vez à CENA, dessa vez no Espírito Santo. Em Vitória, com a colaboração dos colegas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), teremos a oportunidade de discutir outros trabalhos, muitos deles vinculados a linhas de pesquisa diferentes daquelas até então abordadas.
De 1969 a 2009, as perspectivas que envolvem a Linguística se multiplicaram. Da forma, da função e da cognição ainda se fala. O uso assumiu seu lugar na pauta das pesquisas, e assim a Linguística vai sendo, a cada dia, foco de atenção de muitos estudiosos que se espalham por todo o país. Partilhando a CENA ao lado da ABRALIN, a Linguística é protagonista principal.
Com isso, entendemos ter cumprido nosso papel no cenário da Linguística brasileira, com a esperança de que novos horizontes se abram, principalmente para aqueles que estão começando uma vida acadêmica com vistas aos estudos voltados para a língua(gem).”
Dermeval da Hora
Presidente da ABRALIN (2007-9)
Mais informações no site do evento.