COMISSÕES
Psicolinguística e Neurolinguística
COORDENADORES
Ana Paula Martins Alves Salgado
(UFRA)
Coordenador - Psicolinguística e Neurolinguística
Ana Paula Martins Alves Salgado
(UFRA)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018), com doutorado sanduíche (bolsa CAPES) na Universidade Aberta da Catalunha, tese com tema na investigação da aquisição de verbos. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013), dissertação com tema na investigação da argumentação na escrita infantil. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Graduada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição, Desenvolvimento e Processamento da Linguagem, Psicolinguística Experimental, Linguística Aplicada e Avaliação da Aprendizagem. É membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística (UFC); Laboratório de Investigação em Aquisição e Processamento da Linguagem - LABILIN (UFRA); Grupo de Estudos em Linguística e Formação Docente - GELFOR (UFRA). É coordenadora da Comissão de Psicolinguística e Neurolinguística da Associação Brasileira de Linguística -ABRALIN. Atualmente, é professora do Curso de Letras/Língua Portuguesa (UFRA - campus Belém) da Universidade Federal Rural da Amazônia.
Mercedes Marcilese
(UFJF)
Coordenador - Psicolinguística e Neurolinguística
Mercedes Marcilese
(UFJF)
Professora Associada do Departamento de Letras (DLET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011), na área de concentração em Estudos da Linguagem. Possui Mestrado em Letras (2007) também pela PUC-Rio, graduação em Licenciatura em Letras (2005) e Bacharelado em Letras (2004) pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe - Argentina. Desenvolveu estágio pós-doutoral no Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da PUC-Rio (LAPAL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Atua no PPG-Linguística e como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF, atualmente investigando: (i) tópicos linguísticos na interface entre língua e outros domínios cognitivos; (ii) a dimensão cognitiva da variação linguística e (iii) o processamento de linguagem não literal.
MEMBROS
Aniela Improta França
Augusto Buchweitz
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Augusto Buchweitz
(PUCRS)
Professor Associado de Psicologia, University of Connecticut, EUA. Pesquisador do Haskins Global Literacy Hub (haskinsglobal.org/) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. Cientista responsável pelo APP de alfabetização GraphoGame Brasil. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação (CNE; 2020-22). A sua pesquisa envolve a investigação neurocientífica e cognitiva da aprendizagem da leitura e alfabetização, da dislexia do desenvolvimento e dos efeitos do ambiente na aprendizagem. Google acadêmico: https://bit.ly/3G0ICTT
Cândido Oliveira
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Cândido Oliveira
(CEFET-MG/UFMG)
Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013), doutorado (2016) e pós-doutorado (2018) em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Em 2018 participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa da Fullbright na St. John's University (EUA). De 2018 a 2022 atuou como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). Desde 2014 é professor efetivo de língua inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2019 é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). Desde 2020 integra o corpo docente do Curso de Especialização em Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CEI/FALE-UFMG). Possui experiência com ensino de língua inglesa presencial e desenvolve pesquisas na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) aprendizibilidade na aquisição da L2, (2) processamento linguístico na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos
Cristina Name
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Cristina Name
(UFJF)
Doutora em Letras pela PUC-Rio, com estágio no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique (LSCP/EHESS, Paris) e pós-doutorado no Laboratoire de Recherche sur le Langage (UQAM, Montreal). Professora Associada do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF. Coordenadora do NEALP – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação.
Eduardo Kenedy
Elena Preus
Erica dos Santos Rodrigues
Ingrid Finger
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Ingrid Finger
(UFRGS)
Ingrid Finger é Professora no Departamento de Línguas Modernas da UFRGS, com vínculo permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras. É coordenadora do LABICO - Laboratório de Bilinguismo e Cognição desde 2006. Tem atuação nas áreas de Psicolinguística do Bilinguismo, Bilinguismo e Educação Bilíngue, e Neurociência e Educação. É pesquisadora do CNPq e membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação.
Janaína Wessheimer
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Janaína Wessheimer
(UFRN)
Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Letras UFSC . Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD). É professora associada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN.
José Ferrari Neto
Juliana Novo Gomes
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Juliana Novo Gomes
(UFPB/UFRJ)
Juliana Novo é uma linguista brasileira com sólida formação em Linguística Teórica e Experimental. Além de sua experiência e paixão por sistemas generativos de sintaxe e semântica e, pelos processos combinatórios ilimitados de processamento da linguagem, ela tem experiência com EEG/ERPs e rastreamento ocular, análise de dados e programação.
Leonor Scliar-Cabral
Leticia Maria Sicuro Corrêa
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Leticia Maria Sicuro Corrêa
(PUC-Rio)
Obteve PhD., com tese em Psicolinguística, na University of London (LSE), em 1986. Desde então é professora da PUC-Rio, atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras / Estudos da Linguagem, o qual coordenou de dezembro de 2011 a dezembro de 2015. Fundou e coordena do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem). Coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), de 1998-2002, atuou como coordenadora da área de Letras e Artes da FAPERJ, de 1995 a 1999, e como membro titular do Comitê Assessor de Letras e Linguística do CNPq, de 2012 a 2015. Foi pesquisadora-visitante no então Laboratoire de Psychologie Expérimentale (Université Paris 5) em 2003 e 2005. Como coordenadora do GPPAL (Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem), desenvolve um programa de pesquisa que integra teorias psicolinguística e linguística (na vertente minimalista) em três eixos: (i) relação processador-gramática; (ii) aquisição da linguagem como processamento de informação das interfaces; (iii) a natureza do DEL (Déficit ou Distúrbio Específico da Linguagem)/TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem) e sua relação com problemas secundários de linguagem; avaliação de habilidades linguísticas e possibilidades de intervenção. Tem particular interesse em especificidade de domínio; custo de processamento e suas implicações; relações entre sintaxe e discurso. No que concerne ao DEL/TDL, prestou assessoria em projeto da Universidade Nova de Lisboa e da Universidad del Litoral, Santa Fé, Argentina. No ano de 2016, foi pesquisadora-visitante na Universidade Nova de Lisboa.
Lilian Hübner
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Lilian Hübner
(PUCRS)
Mestre em Estudos da Linguagem (UFRGS), Doutora em Inglês e Linguística (UFSC), com pós-doutoramentos desenvolvidos na University of Montreal e na Sorbonne Paris VI. Atua nas áreas de processamento da linguagem no bilinguismo, no envelhecimento típico e atípico, em demências e declínio cognitivo e pós-acidente cerebrovascular, com ênfase em leitura e aspectos semânticos e discursivos. É professora adjunta do Curso de Letras e do PPGL da PUCRS e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Mailce Mota
Márcio Martins Leitão
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Márcio Martins Leitão
(UFPB)
Possui graduação em portugues - Literaturas pela UFRJ (1997), mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ (2005) e Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (Financiado pela CAPES). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordena o LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico). Faz parte da Rede CpE e foi coordenador do GT de Psicolinguística da ANPOLL. Tem interesse em Processamento Anafórico, Lexical e Sintático.
Marcus Maia
Michele Calil dos Santos Alves
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Michele Calil dos Santos Alves
(UFAC)
Professora Adjunta na Universidade Federal do Acre (UFAC) Campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Coordenadora do Laboratório de Psicolinguística da Amazônia (LAPAM). Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ na linha Linguagem, Mente e Cérebro. Foi pesquisadora visitante Fulbright no laboratório de Ciência da Linguagem da Universidade de Maryland (EUA) durante o estágio de doutorado sanduíche.
Pâmela Toassi
Ricardo Augusto de Souza
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Ricardo Augusto de Souza
(UFMG)
Ricardo Augusto de Souza é Bacharel em Psicologia, Mestre em Estudos Linguísticos e Doutor em Linguística Aplicada. É Professor Titular de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágios pós-doutorais na City University of New York e na University of Massachusetts em Amherst, tendo nesta última universidade também atuado como professor visitante. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da UFMG, tendo neste programa de pós-graduação concluído a orientação de 21 dissertações de Mestrado e 14 teses de Doutorado, além da supervisão de quatro pesquisadores em estágios pós-doutorais. Há vários anos o foco principal de sua atividade em pesquisa é a psicolinguística do bilinguismo. Mais recentemente, e a partir de sua trajetória de estudos sobre o bilinguismo na cognição linguística, temáticas relativas às políticas linguísticas plurilíngues e à educação bilíngue passaram igualmente a integrar seu rol de atuação acadêmico-científica. É pesquisador vinculado aos Núcleo de Pesquisa em Cognição, Processamento e Aquisição da Linguagem (CogPRoA) e ao Núcleo de Estudos em Plurilinguismo, Políticas Linguísticas e Educação Bilíngue (NEPPLEB), na Faculdade de Letras da UFMG. Autor de vários artigos científicos e capítulos de livros sobre questões do processamento da linguagem por bilíngues, assim como do livro "Segunda Língua: Aquisição e Conhecimento" (Editora Parábola, 2021), sobre a abordagem linguística da aquisição de línguas adicionais. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2).
Thaís Maíra Machado de Sá
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Thaís Maíra Machado de Sá
(CEFET-MG)
Possui pós-doutorado (2019) na linha de Processamento da Linguagem no POSLIN/UFMG. Tem experiência profissional no ensino de língua portuguesa e linguística nos níveis básico, superior e na pós-graduação. Atualmente é professora do CEFET-MG, campus Contagem. Tem experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, bilinguismo, expressão nominal definida, planejamento experimental e processamento da linguagem.
Claudia Finger-Kratochvil
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Claudia Finger-Kratochvil
(UFFS)
Graduada em Letras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Linguística-Psicolinguística, também pela UFSC. Estágio pós-doutoral sob a orientação do Prof. Charles Perfetti na Universidade de Pittsburgh, EUA em 2018. Atua na docência desde 1987. Nos anos 90, inicia sua trajetória na Graduação e na Pós-graduação. Docente em Letras desde 1994. Desde 2010, é docente da UFFS, na graduação e no pós-graduação em Estudos Linguísticos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aquisição, Aprendizagem e Processamento em primeira e segundas línguas (GEP A2P).
Gitanna Brito Bezerra
Membro - Psicolinguística e Neurolinguística
Gitanna Brito Bezerra
(UPE)
Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010), Mestrado em Linguística/Psicolinguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2013), Doutorado em Linguística/Psicolinguística pelo PROLING/UFPB (2017), com realização de Doutorado Sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2015-2016), Pós-Doutorado em Processamento Sentencial pela University of Toronto (2018-2019) e Pós-Doutorado em Processamento Sintático-Semântico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021-2022). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, atuando no Curso de Letras e no PROFLETRAS. Fundou e coordena o Laboratório de Processamento de Sentenças (LAPS), vinculado à Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns.Tem interesse particular pela pesquisa em Processamento Sentencial (com ênfase no processamento sintático e no processamento semântico), pela pesquisa teórico-experimental na interface sintaxe-semântica, e pela pesquisa teórica em Sintaxe Gerativa e em Semântica Formal.
Comissão anterior
Semântica e Pragmática
Comissão seguinte
Linguística Textual