COMISSÕES
Linguística Aplicada
COORDENADORES
Alexandre José Cadilhe
(UFJF)
Coordenador - Linguística Aplicada
Alexandre José Cadilhe
(UFJF)
Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. Doutor em Estudos Linguísticos pela UFF e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisador no campo da Linguística Aplicada: formação de professores, letramentos e crítica decolonial
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
(UFC)
Coordenador - Linguística Aplicada
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
(UFC)
Graduada em Letras. Mestre e Doutora em Educação. Professora associado IV da UFC.
Foi professora visitante na Université de Bordeaux Montaigne. É líder do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada/CNPq. Pós-doutorado na Université
Sorbonne Nouvelles Paris III e na Université de Genève. Pesquisa ensino e
aprendizagem e formação de professores. É membro do GT Ensino e aprendizagem na
Anpoll; da Academia Cearense de Língua Portuguesa: e do grupo gestor da Associação
Internacional de Língua Portuguesa.
MEMBROS
José Marcos Ernesto Santana de França
Membro - Linguística Aplicada
José Marcos Ernesto Santana de França
(URCA)
Doutor em Linguística (UFPB) e pós-doutor em Linguística Aplicada (UFC); professor assistente de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Regional do Cariri (URCA); membro e vice-líder do Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI/CNPq), membro e vice-líder do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT/CNPq).
Marcus Vinícius Freitas Mussi
Membro - Linguística Aplicada
Marcus Vinícius Freitas Mussi
(VFS / MADM)
Doutorado em Linguística pela UFPB, Mestrado Insterdisciplinar em Linguística Aplicada (UFRJ), Graduação em Letras Português/Literaturas (UNEB), Graduação em Português/Inglês (UVA). Integrante do GT Linguística Aplicada/Abralin. Atualmente, lotado no Centro de Formação de Professores (CFP) - UFCG. Tem interesse em pesquisas sobre políticas linguísticas e espistemologias na área de Linguística Aplicada.
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta
Membro - Linguística Aplicada
Rosângela Oliveira Cruz Pimenta
(U. Porto)
Graduação em Letras pela UNICAP, Mestrado em Educação pela UFPE e Doutorado em Linguística pela UFAL. Professora Adjunta do Centro de Educação e da Faculdade de Letras da UFAL. É pesquisadora do GELLITE e GEDEALL . Atualmente, desenvolve Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Estudos da Didática da Escrita, na Universidade do Porto, Portugal.
Aurea Zavam
Membro - Linguística Aplicada
Aurea Zavam
(UFC)
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da UFC, ensina e pesquisa na área de Linguística Aplicada, em interface com Linguística Histórica e Linguística de Texto, atuando principalmente com temas relacionados a tradições discursivas; gêneros textuais; leitura, escrita e análise linguística; formação de professores. Atualmente coordena o ProfLetras-UFC.
Eugênia Magnólia da Silva Fernandes
Membro - Linguística Aplicada
Eugênia Magnólia da Silva Fernandes
(UCD)
Eugênia Fernandes é doutora em Linguística pela Universidade de Brasília e professora de português na Universidade da Califórnia, Davis. Cofundadora do Instituto Cultural de Ensino de Português para Estrangeiros em Brasília e Coordenadora do Exame Celpe-Bras no, atua no engajamento acadêmico-comunitário da língua portuguesa no estado da Califórnia. Seus interesses de pesquisa envolvem desenvolvimento de pronúncia e desenho curricular baseado em contribuições comunitárias nas diásporas lusófonas.
Jorge Rodrigues de Souza Junior
Membro - Linguística Aplicada
Jorge Rodrigues de Souza Junior
(IFSP)
Professor do IFSP, campus São Paulo, onde ministra aulas de espanhol e disciplinas na área de Linguística no curso de Licenciatura em Letras. Presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP) (2016-2018 e 2018-2020) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH), 2020-2022. Atua nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Análise do Discurso Materialista, Glotopolítica e Decolonialidade do saber.
Laila Hamdan
Membro - Linguística Aplicada
Laila Hamdan
(UEMG)
Pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2017); Doutorado em Letras - Língua Portuguesa - UERJ (2006); Mestrado em Letras - Língua Portuguesa – UERJ (2002); Pós-graduação em Currículo e Prática Educativa - PUC/RJ (1999); e Graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras - Português e Literaturas – pela FAFIMA. Minha atuação profissional é direcionada ao Ensino e à Pesquisa imbricados nestes estudos.
Vivian Rio Stella
Membro - Linguística Aplicada
Vivian Rio Stella
(Unianchieta)
Doutora em Linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP. Professora de cursos de extensão da Faculdade Cásper Libero, da Aberje e da Casa do Saber. Docente da Unianchieta. Idealizadora, facilitadora e curadora da VRS Academy, ministra workshops em empresas há 15 anos. Autora do livro "Comunicação Eficiente", Editora Aberje e organizadora (junto com Marilia Mendes Ferreira) do livro "Redação Acadêmica: múltiplos olhares sobre o letramento acadêmico", Editora Humanitas.
Diego da Silva Vargas
Membro - Linguística Aplicada
Diego da Silva Vargas
(UNIRIO)
Doutor em Letras Neolatinas, Mestre em Letras Vernáculas, Bacharel e Licenciado em Letras - Português/Espanhol pela pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.
Anderson Cristiano da Silva
Membro - Linguística Aplicada
Anderson Cristiano da Silva
(SEDUC-SP/PUC-SP)
Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Mestre em Linguística Aplicada (UNITAU). Os seus interesses de investigação focam-se nos estudos bakhtinianos, análise dialógica do discurso, ensino de língua materna, livro didático, verbovisualidade e estudos sobre os sinais de pontuação.
Vitória Wilson da Costa Pinheiro
Membro - Linguística Aplicada
Vitória Wilson da Costa Pinheiro
(UERJ)
Professora associada da Faculdade de Formação de Professores (UERJ); atua na graduação e na pós graduação: Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e Mestrado em Letras e Linguística – (PPLIN). Foi vice-coordenadora do PROFLETRAS da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPQ&UERJ). Pesquisa no âmbito da Linguística Aplicada com ênfase nos estudos dos letramentos acadêmico e escolares; no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.
Ângela Valéria Alves de Lima
Membro - Linguística Aplicada
Ângela Valéria Alves de Lima
(UFAPE)
Doutora em Linguística pela UFPE. Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e líder do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE) na mesma universidade.
Antonio Artur Silva Cantuário
Membro - Linguística Aplicada
Antonio Artur Silva Cantuário
(UESPI)
Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Letras pela mesma instituição (UFPI). Especialista em LIBRAS e Docência do Ensino Superior, estudando os processos de letramentos que envolvem a cultura surda. Graduado em letras português pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Compõe o quadro de professores efetivos da Universidade Estadual do Piauí, atuando também na educação básica pública. Atualmente desenvolve pesquisas na interface entre as teorias de gêneros e os Novos Estudos de Letramento como subsídio ao enfrentamento e desconstrução dos mitos em torno da escrita e da leitura na universidade. De modo mais específico, tem investigado o processo de elaboração de gêneros discursivos de natureza oclusa como o projeto de pesquisa, bem como as práticas de letramentos constitutivas desse gênero na relação com os aspectos disciplinares atinentes às comunidades de prática investigadas. Além disso, tem focalizado o estudo dos metagêneros acadêmicos nas práticas de orientação de leitura e escrita acadêmica, por exemplo, investigando as dimensões explícitas dos gêneros acadêmicos em tutoriais em vídeos de Youtube e editais de programas de pós-graduação. As reflexões visam, em um projeto mais amplo e futuro, à construção de laboratórios de leitura e escrita acadêmica a partir do modelo de letramentos acadêmicos em diferentes comunidades de práticas disciplinares como as de linguística e engenharia dos materiais, focalizadas no trabalho etnográfico em andamento. Integra, desde 2018, o núcleo de pesquisa em estudos do texto, do discurso e das práticas sociais, o CATAPHORA.
Comissão anterior
Linguística na Graduação
Comissão seguinte
Línguas de Sinais