COMISSÕES
Línguas Indígenas
COORDENADORES
Ana Vilacy Galucio
(MPEG)
Coordenador - Línguas Indígenas
Ana Vilacy Galucio
(MPEG)
Pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi/MCTI, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Diversidade Social (PPGDS) do Museu Goeldi e do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará. Dedica-se ao estudo e documentação de línguas dos povos originários do Brasil, com interesse especial no trabalho com línguas ameaçadas e iniciativas de (re)vitalização linguística, assim como em pesquisas nas áreas de morfossintaxe e linguística histórica.
Flávia de Castro Alves
(UnB)
Coordenador - Línguas Indígenas
Flávia de Castro Alves
(UnB)
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Linguística pela mesma universidade (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professora Associada II da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística (Sintaxe), atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, trabalho de campo documentativo/colaborativo, tipologia e sintaxe diacrônica.
MEMBROS
Ana Carla Dos Santos Bruno
Membro - Línguas Indígenas
Ana Carla Dos Santos Bruno
(INPA)
Mestrado em Linguística e Doutorado em Antropologia Linguística pela universidade do Arizona. Pesquisadora Titular III do INPA. Professora colaboradora do PPGAS/UFAM. Tenho buscado compreender as ideias, crenças e representações que os indígenas têm sobre suas línguas. Além de descrevê-las e documentá-las.
Bruna Franchetto
Membro - Línguas Indígenas
Bruna Franchetto
(UFRJ)
Professora Titular, Departamentos de Linguística e Antropologia-MN, UFRJ. No Museu do Índio (FUNAI-RJ), coordena o Projeto de Documentação de Línguas Indígenas. Participa de projetos colaborativos de revitalização linguística. Coordena o Núcleo de Pesquisas Linguísticas (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ) e o Grupo de Estudos em Linguística e Antropologia (CNPq ).
Maria Filomena Spatti Sandalo
Membro - Línguas Indígenas
Maria Filomena Spatti Sandalo
(UNICAMP)
Doutorado em Lingüística pela Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology. Atualmente é Professora Associada MS 5.3 no Departamento de Linguística do IEL/UNICAMP. Suas pesquisas tomam como base a lingüística gerativa nas áreas de fonologia e morfologia. Atua ainda nas áreas de descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras.
Luiz Amaral
Membro - Línguas Indígenas
Luiz Amaral
(UMass)
Professor Associado de Linguística Hispânica da Universidade de Massachusetts. Co-diretor do Centro de Estudos em Aquisição da Linguagem da UMass (LARC) e pesquisador Associado do Laboratório de Psicolinguística Experimental da UFRJ (LAPEX)
Luciana Raccanello Storto
Membro - Línguas Indígenas
Luciana Raccanello Storto
(USP)
Graduação em História pela UNICAMP. Bolsista de aperfeiçoamento no Setor de Linguística do Museu Paraense Emílio Goeldi de 1990 a 1992 estudando a língua indígena Karitiana (Tupi). Mestrado em Linguística pela Pennsylvania State University em 1994, Doutorado em Linguística pelo Massachusetts Institute of Technology em 1999 e pós doutorados no Museu Nacional/UFRJ, e no MAE/USP. Professora de linguística descritiva do Departamento de Linguística (DL) da USP desde 2003. Professora do programa de pós graduação do DL/USP desde 2006. Projetos de Pesquisa no Exterior em línguas indígenas e teoria da gramática com bolsa FAPESP na Universidade de Edimburgo (2010-2011) e no SeDyl/CNRS em Villejuif (2021). Livre Docente em 2020 pela USP. Pesquisa tópicos da fonética, fonologia, sintaxe e semântica de línguas indígenas e tem interesse em linguística histórica e em contato linguístico. Pesquisadora do CNPQ - PQ2.
Gélsama Mara Ferreira dos Santos
Membro - Línguas Indígenas
Gélsama Mara Ferreira dos Santos
(UNIFAP)
é mestre e doutora em Linguística pela - UFRJ e pós-doutora -PPGAS do Museu Nacional-UFRJ. Atualmente é professora adjunto do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Universidade Federal do Amapá- UNIFAP; Professora - PPGLET . Desenvolve pesquisas na área de linguística com ênfase em línguas indígenas: morfossintaxe; documentação e análise de línguas indígenas; pesquisas com as línguas Kuikuro (Karib) e Kheuól (crioulo de base francesa).
Glauber Romling da Silva
Membro - Línguas Indígenas
Glauber Romling da Silva
(UNIFAP)
Desde 2015 é professor adjunto (classe C, nível 2) da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Binacional em Oiapoque e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) no Campus Marco Zero, na linha de pesquisa "descrição e análise de línguas indígenas" . É membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI) e líder do Laboratório de Documentação e Descrição de Línguas e Culturas da UNIFAP (em fase de registro). Apresentou o Programa de Rádio OIAPOQUE CIÊNCIA (2016-2017) e atualmente é membro da Comissão de Línguas Indígenas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Tem pós-doutorado (Unicamp, 2015), doutorado (UFRJ-University of Ottawa, Canadá, 2013) e mestrado (UFRJ, 2009) em linguística na linha de pesquisa "línguas indígenas". É Bacharel e Licenciado em Letras Português-Latim (UFRJ, 2007). Foi coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (2016-17) e coordenador de pesquisa, extensão e ações comunitárias (2015-16) do Campus Binacional em Oiapoque (Unifap). Foi coordenador (2009-13) do projeto de documentação "Documentation of the Paresi-Haliti Language (Arawak)" através do "Endangered Languages Documentation Program" da "School of Oriental and African Studies" (University of London). Foi coordenador do projeto "Documentação de uma Língua Arawak do Sul: o Paresi-Haliti" através do "Projeto de Documentação de Línguas Indígenas" (PRODOCLIN, 2009-13), com sede no Museu do Índio-RJ/FUNAI. Trabalhou como parecerista das revistas LIAMES (Unicamp), Linguística (UFRJ), Veredas (UFJF), dentre outras. Tem publicações sobre as línguas Paresi-Haliti (Arawak), Pirahã (Mura), Kheuól do Uaçá (Crioula) e Kuikuro (Karib), nas áreas de documentação linguística, sintaxe, fonologia e fonética. Atualmente é presidente da comissão de extensão da Licenciatura Intercultural Indígena da Unifap e membro da Comissão Institucional de Extensão. Coordena o projeto "Base de dados linguísticos das línguas do Amapá e Norte do Pará: léxico, gramática e textos". É membro gestor do projeto Dicionário Online Kheuól (variedades Karipuna e Galibi-Marworno) do PRODOCLIN-Museu do Índio. A pesquisa atual engloba documentação linguística, multilinguismo e descrição e análise de línguas indígenas.
Evandro de Sousa Bonfim
Membro - Línguas Indígenas
Evandro de Sousa Bonfim
(Museu Nacional - UFRJ)
Mestre e Doutor em Antropologia Social e Especialista em Línguas Indígenas pelo Museu Nacional (UFRJ). Estágio de Pós-Doutorado em Linguística pelo PPLING-UFRJ. Professor do Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND) do Museu Nacional. Trabalha com projetos de retomada linguística com povos indígenas do Nordeste e com o complexo ritual do Bakairi (Karib), a partir da relação entre a Antropologia e a Linguística
Maria Luisa Freitas
Membro - Línguas Indígenas
Maria Luisa Freitas
(UFPE)
Professora Adjunta da área Linguística no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Graduada em Letras, com habilitação em Linguística e em Português, e formação complementar em Antropologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou em projetos nacionais e internacionais de Documentação Linguística (PRODOCLIN – Unesco/Museu do Índio; DOBES – Volkswagen Foundation/Goethe University Frankfurt). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, pesquisando principalmente nos seguintes temas: sintaxe; morfologia do português; linguística experimental; descrição, documentação e análise de línguas indígenas brasileiras; revitalização linguística.
Rafael Bezerra Nonato
Membro - Línguas Indígenas
Comissão anterior
Linguística e Cognição
Comissão seguinte
Historiografia Linguística