NOTÍCIAS

Nas últimas semanas, a Associação Brasileira de Linguística se manifestou publicamente, externando a preocupação com o anúncio de novos cortes do orçamento do MEC e sua indignação com a manifesta falta de conhecimento do presidente da República sobre o que seja o processo de alfabetização.

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais, a Abralin vem a público, novamente, mas desta vez para explicitar sua preocupação enorme com o que possa representar uma eventual reeleição do atual presidente: os cidadãos brasileiros têm evidências suficientes de que a continuidade desse governo coloca em risco Educação, Ciência e Tecnologia no país. Nos últimos quatro anos, assistimos ao desprezo por qualquer ação dessas áreas, combinado a congelamento de bolsas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Vimos doutores formados nas Universidades Públicas Brasileiras deixando o país em busca de oportunidades acadêmicas em instituições do exterior, já que, aqui, cada vez mais se abrem menos concursos para o provimento de vagas da carreira do magistério superior. Vimos cientistas sérios exonerados de seus cargos porque evidenciavam, à luz de dados inquestionáveis, uma Amazônia em chamas. Vimos ataques sem fundamento às vacinas, ao sistema público de saúde e o deboche desumano a centenas de milhares de mortos que poderiam estar vivos não fosse o completo descaso do governo com saúde da população do país pelo qual deveria zelar.

A reeleição do atual presidente potencializa o descaso com Educação, Ciência, Tecnologia e Saúde neste país e não se resume ao risco real e iminente à produção de conhecimento. A reeleição do atual presidente traz o risco real à democracia do país, duramente conquistada, depois de duas décadas e meia de ditadura militar, graças a movimentos que reuniam pessoas de espectro político-partidários diversos e distintos, na luta por um objetivo nacional comum. Não podemos, agora, botar a perder todas essas conquistas. Por isso, neste momento, a Abralin vê o voto em Luís Inácio Lula da Silva como único caminho possível para a manutenção do regime democrático brasileiro, para a garantia das liberdades individuais em todos os seus aspectos, para a diminuição das desigualdades sociais, para a retomada do crescimento científico e tecnológico, para a recuperação e fortalecimento da Educação e Saúde públicas. É isso o que representa a escolha deste candidato, neste momento crucial para o futuro do Brasil. É disso que se trata votar em Lula.

Diretoria ABRALIN
Curitiba, 29 de outubro de 2022

Subscrevem a nota:
Associação Brasileira de Hispanistas (ABH)
Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)
Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI)
Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico,
Técnico e Tecnológico (ABRALITEC)
Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP)
Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)
Associação de Professores de Espanhol do Estado de Santa Catarina (Apeesc)
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll)
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CelSul)
Federação Brasileira dos Professores de Francês (FBPF)